quinta-feira, julho 10, 2008

quarta-feira, julho 09, 2008

oito de maio de dois mil e sete...

... ao final de uma boa aula de introdução a antropologia, as idéias jogadas no caderno, transcritas abaixo.


O aborto deve ser descriminalizado no Brasil pelas seguintes razões (entre outras):

1. O Brasil é um estado laico. Como tal, deve pensar as questões a serem julgadas desprovido de valores que são reconhecidamente pessoais, como a religião. O aborto é amplamente praticado, e isso é de conhecimento geral, como o é o fato de que as mulheres se submetem a condições horrendas devido ao caráter clandestino dessa prática. Portanto, a preocupação principal do Estado dentro dessa questão deve ser de saúde pública, e não de julgamento de valores.

2. A mulher, como todo o ser humano, é dona de seu corpo. O debate em torno do que se deve ou não fazer com seu próprio corpo envolve "ideologias" diversas. A mulher que não deseja dar continuidade a sua gravidez tem esse direito sobre seu corpo. Se esta mulher está carregada de valores que a fazem pensar em "onde começa e onde termina a vida" ou "é certo ou errado", "pecado ou não", ela terá a opção de agir de acordo com o que acredita e acha melhor para si. O respeito a decisão da mulher é de extrema importância quando nos deparamos com a cena absurda: meia dúzia de HOMENS em um plenário decidindo e impondo o que milhares de MULHERES devem ou não fazer em caso de gravidez indesejada. As mulheres são socializadas segundo uma visão masculina das coisas, e isso se reflete também na questão do aborto.

[ O que me parece muito errado nisso tudo é ninguém levar em conta o dano psicológico daquela Tatienne, que foi obrigada a levar até o fim uma gravidez e ver sua menina nascer e morrer, e enterrar e chorar, tudo pelo capricho de um padre que entrou na justiça e impediu a legalização desse aborto, e nem coragem teve de dar as caras e expor seus motivos (com certeza, nada convincentes). Ou Severina, que teve seu pedido negado na primeira vez, e que no decorrer da aceitação de seu segundo pedido viu a barriga crescer durante 7 meses com um neném sem cérebro, ela só sentia o coração, mas quem é que vive sem cérebro? E teve que ver nascer e chorar, comprar uma única roupinha e enterrar. ]